Informações sobre Implante Dentário

Tudo que você precisa saber, numa linguagem simples e objetiva
Implante dental

O implante dental é uma estrutura de metal no formato de um parafuso que substitui a raiz de um dente extraído, ele servirá como um suporte para que a prótese seja instalada por cima, devolvendo ao paciente uma estética e uma condição de mastigar próxima a dos dentes naturais. O implante dental pode ser indicado tanto para casos de perda de apenas um dente, vários ou para situações de extração de todos os dentes.

Substituição de um dente perdido

A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos. 

Vantagens do implante dental

O tratamento oferece benefícios ao paciente devolvendo principalmente a função da mastigação e a estética. Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese. Além disso a extração de um dente promove um aspecto de envelhecimento com a perda de estrutura óssea e falta de suporte para os lábios e bochechas, o implante dental minimiza esses problemas melhorando a auto estima do paciente.

Quem pode se submeter ao tratamento com implante dental?
O implante dental é o tratamento ideal na maioria dos casos em que ocorreu a perda de alguns ou mesmo todos os dentes, porém há a necessidade de uma consulta com o dentista para avaliação das condições de saúde geral e oral do paciente.

Contra indicações

O implante dental não deve ser colocado em situações que o paciente não pode se submeter a nenhuma cirurgia oral por problemas de saúde, ou nos casos onde não há uma quantidade de osso suficiente para a retenção do implante, apesar de que atualmente esse problema pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo.

Colocação do implante dental

O procedimento básico para a colocação do implante dental é realizado em algumas fases, a primeira delas consiste em realizar uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, em que são instalados os implantes de titânio nos locais edentulos. Em seguida, há um período de cicatrização que dura cerca de 4 a 6 meses para o implante aderir ao osso e assim possibilitar a conclusão do processo com a confecção e instalação da prótese (coroa) sobre o implante. Atualmente já podem ser realizadas cirurgias com a imediata instalação da prótese. 

Etapas da colocação do implante dental

As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:

    1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.
    2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar alguns meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.
    3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.
    4º Manutenção, com avaliações periódicas.
© Guia do Implante Dental. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AMFWEB.
.